Pendulo Simples
Um pêndulo é um sistema físico idealizado composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. Tem um fio flexível e inextensível desprovido de massa por uma de suas extremidades e livre pela outra A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucault, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples, representado da seguinte forma:
Fig01 Fig02 Fig03
Também pode ser descrito como um objeto que oscila em torno de um ponto fixo, onde O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório
A extremidade oposta à do corpo é presa num ponto fixo e é o deslocamento angular, isto é, o ângulo formado pelo fio e a direção vertical. Se o pêndulo for afastado de um ângulo ϴ=0 e a seguir abandonado, ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo ϴ=0. O ângulo ϴ =0 é denominado de ângulo de lançamento ou amplitude angular. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempo gasto para o corpo ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é denominado de período.
Objetivo
Determinar a relação entre período e a amplitude
Determinar a relação entre período e a massa
Determinar a partir do gráfico (T², L) a aceleração da gravidade
Materiais Utilizados pêndulo simples
-tripé e haste de sustentação
- fio de comprimento L
-transferidor
-cronometro digital
-esfera
-pesos com massas variáveis
-régua
Métodos
- no experimento iremos variar o comprimento do fio (L) , a massa da esfera e o ângulo da oscilação .
Trabalhando com o pêndulo no regime de pequenas