Pendulo na construção de prédios resistentes a terremoto
Denner Guilhon3
1 RESUMO
Dar ênfase a importância das Equações Diferenciais, mais especificamente o uso do pêndulo, como ferramenta de análise e auxilio na engenharia. Visa apresentar propostas com embasamento técnico e teórico para aplicação de processos matemáticos para amparar projetos da engenharia numa área propicia a terremotos.
Palavras-chave: Pêndulo. Terremotos. Equações Diferenciais.
2 INTRODUÇÃO
Será abordado através deste trabalho o estudo das equações diferenciais no auxilio a engenharia, exclusivamente na análise da mecânica de funcionamento do pêndulo na ajuda a grandes construções contra as ações dos terremotos. Veremos através deste estudo aplicações reais e na prática do uso de equações diferencias no combate aos efeitos dos terremotos, será possível compreender como o uso do pêndulo consegue manter erguido um grande prédio que sofre constantemente com os efeitos desse fenômeno. Também será visto toda a parte teórica envolvida nesta situação, sobretudo a teoria das equações diferenciais e das integrais elípticas. Veremos toda a importância que as equações diferenciais possuem na ajuda contra esses fenômenos inevitáveis.
3 DESENVOLVIMENTO 3.1Ações de um Terremoto Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Portanto é impossível evita-los, o que se pode fazer é criar algumas maneiras de diminuir as suas consequências. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar formandos as zonas de divergência ou se aproximar originando uma