pendulo gravitico simples
Dentro de Fundamentos da Vibração temos de uma forma simples a familiarização com conceitos muito importantes ao longo de nosso curso, tais como: Período, Freqüência,
Freqüência Natural e Ressonância. O bom entendimento desta primeira parte irá refletir diretamente no entendimento das fases seguintes.
1.1 O que é Vibração
Um corpo vibra quando descreve um movimento oscilatório em relação a um sistema de referência. Ou seja, vibração pode ser definida como um movimento de oscilação de um corpo em torno de sua posição de equilíbrio.
Todos nós podemos sentir as vibrações. Percebemos a vibração do solo causada pelo impacto de uma prensa.
Um pêndulo percorre sua trajetória 30 vezes por minuto, então sua freqüência é de
30 oscilações por minuto.
Concluímos que a freqüência de um movimento vibratório é o número de oscilações completas, por intervalo de tempo.
A freqüência é usualmente utilizada em unidades Hz ciclos/ segundos. Se houver ruído a freqüência é uma escala que indica a intensidade sonora.
O mesmo pêndulo oscila a cada 2 segundos. Isso é um ciclo ou oscilação completa. O período de um pêndulo é o tempo que ele gasta em uma vibração completa.
Voltemos ao exemplo da prensa, se a prensa atinge a mesa 10 vezes a cada segundo, dizemos que a freqüência de trabalho da prensa é de 10 ciclos por segundo. Assim o período de trabalho da prensa é o tempo gasto em um ciclo apenas.
Na prática, é muito difícil evitar a vibração. Geralmente ela ocorre por causa dos efeitos dinâmicos de tolerâncias de fabricação, folgas, contatos, o atrito entre peças de uma máquina e, ainda, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e de movimentos alternados. É comum acontecer que vibrações insignificantes excitem as freqüências de outras peças da estrutura, transformandose em vibrações e ruídos indesejados.
Entretanto, às vezes, a vibração mecânica realiza um trabalho útil. Por exemplo, podemos provocar a