pendulo fisico
Introdução
Qualquer corpo rígido suspendo de forma que possa oscilar em um plano vertical, em torno de um eixo que passe pelo corpo, é denominado pêndulo físico.
Trata-se de uma generalização do pêndulo simples, em que um fio sem peso suporta uma partícula.
O período de oscilação (T) de um pêndulo físico, considerando pequenas oscilações em torno do ponto de equilíbrio, pode ser calculado usando a equação a seguir: T = 2 . π .√ onde: é o momento de inércia do corpo em oscilação, m é a sua massa, g é a aceleração da gravidade e h é a distância entre o ponto de suspensão e o centro de massa do corpo.
O momento de inércia de uma haste em relação ao seu centro de massa (ICM) é igual a:
CM=
onde: L é o comprimento da haste.
De acordo com o Teorema dos Eixos Paralelos, o momento de inércia corpo em relação a um eixo que passa pelo seu centro de massa é dado por:
de um
2|Página
Objetivos da Experiência
Observar o movimento de um pêndulo físico e determinar o momento de inércia de um corpo rígido, no caso uma haste cilíndrica homogênea, em relação a um eixo qualquer, usando um pendulo físico.
Material utilizado
M1
M2
M3
M4
M5
M6
M7
M8
M9
M10
Quantidade
Descrição
01
Base retangular
04
Hastes cilíndricas longas
02
Hastes cilíndricas pequenas
01
Régua graduada em mm
01
Cronômetro
01
Transferidor
04
Pegadores
--Parafusos
--Anel com mini hastes
--Balança
Tabela 1 – Material Utilizado
Esquema Experimental
Figura 2: representação esquemática do arranjo experimental.
3|Página
Procedimento Experimental
Primeiramente, montou-se o arranjo experimental (figura 2) de maneira que o eixo de rotação ficava na extremidade superior da haste (onde h = L/2). Em seguida mediu-se o comprimento (L) e a massa (m) da haste que foi utilizada como pêndulo, para calcular o momento de inércia da haste em relação ao seu centro de massa. Mais tarde com um ângulo menor que 10 graus,