Pendulo Balistico
Engenharia Mecânica
Física A
Pendulo Balístico
Coeficiente de Restituição
Relatório da pratica realiza no laboratório de física sob a orientação do professor Rogério Toniolo. Realizado pelos alunos: Eduardo da Silva em 23 de julho de 2012.
Curitiba
2012
EDUARDO DA SILVA
PÊNDULO BALISTICO
E
COEFICIENTE DE RESTITUIÇÃO
Curitiba
2012
Resumo
A aula pratica de laboratório foi sobre pendulo balístico e coeficiente de restituição, o pendulo consiste em um lançador que funciona como um medidor de velocidade de projeteis, o projetil (esfera de aço) é lançado contra o pendulo simulando uma colisão completamente inelástica que sofre um deslocamento e com isso podemos calcular a velocidade inicial do projetil.
O coeficiente de restituição consiste em soltar duas esferas de matérias diferentes de uma altura inicial de um metro e observar as alturas do primeiro e segundo rebote.
Introdução
O pendulo balístico é usado pela indústria bélica para determinar a velocidade de um projetil medindo o ângulo de desvio após a colisão inelástica do projetil com o bloco, o objetivo da nossa experiência é visualizar os conceitos de física adquiridos em sala de aula para descobrir a velocidade da esfera lançada contra o bloco utilizando as leis de trigonometrias e de conservação do momento.
O coeficiente de restituição é muito utilizado na indústria esportiva, utilização de palmilhas especiais para esportistas de alto nível pode aumentar o conforto e o rendimento do mesmo e ajudar na prevenção de lesões. As relações entre atividade física x impacto vêm sendo discutida com finalidade de desenvolver novos materiais que possam dissipar maior energia, absorvendo mais impacto.
Descrição Experimental
Pendulo Balístico
1. A esfera de aço possui uma massa 0,024 Kg e pendulo constituía em massa do taco =