Penas de morte mundiais
Na Chechênia a homossexualidade é punida com pena de morte como pena mínima. Na Malásia o país pune os homossexuais com pena de 20 anos de prisão de pena máxima e multa como pena mínima. Em Mianmar a pena mínima é uma multa e a pena máxima corresponde a 10 anos de prisão. No Paquistão o país só pune a homossexualidade masculina, como pena mínima está estipulada a multa e como pena máxima 2 anos de prisão.
No Brasil, todos os combatentes que cometam crimes como fuga na presença do inimigo são executados por fuzilamento. Pelo menos 1146 pessoas morreram em 28 países vitimas de fuzilamento em 2003.
Na Ásia as pessoas casadas que pulam a cerca são enterradas - as mulheres até o peito, os homens da cintura para baixo - e alvejadas pelo povão com pedras pequenas, até a morte. Se o traidor não for oficialmente casado, o castigo é mais leve: cem chibatadas. Neste caso é punido o adultério.
ESMAGAMENTO POR ELEFANTE
ONDE - Sudeste Asiático
QUANDO - Até o século 19
PUNE O QUÊ? - Crimes militares
Os réus tinham a cabeça esmagada pelas patas de elefantes, animais que pesam 9 toneladas. Registros desse método paquidérmico aparecem em livros do século 17, como o que foi escrito em 1681 pelo expedicionário inglês Robert Knox. Durante uma viagem ao Ceilão - atual Sri Lanka - ele testemunhou uma execução
EMPALAMENTO
ONDE - Oriente Médio e Europa
QUANDO - Da Antiguidade à Idade Média
PUNE O QUÊ? - Crimes contra o Estado
Dos persas aos suecos, muitos governantes foram adeptos do doloroso método de introduzir um bastão de madeira pontudo pelo ânus do condenado. Em alguns casos, depois de empalada, a vítima ainda era espetada ao chão, onde ficava até