Penal- Pesquisa
Conceito gramatical de loucura.
A loucura ou insânia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Em algumas visões sobre loucura, não quer dizer que a pessoa está doente de mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade.
Conceito jurídico de loucura.
Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.
Conceito filosófico de loucura.
Até o final do século XVII, segundo Foucault, filósofo moderno, afirma que loucura e razão não estavam ainda separadas. Não havia um vazio entre elas. Loucura e não-loucura, razão e 'des-razão' estariam confusamente implicadas. Porém, século XVIII ocorre a experiência-limite entre a razão e a 'des-razão'. Desde então, o homem contemporâneo deixou de se comunicar com o louco. Com o estabelecimento desta divisão originária, a ciência transformou a loucura em um acidente patológico. O homem da loucura passou a ser visto e compreendido através de uma razão igualmente abstrata.
02) PESQUISE E DEFINA:
O instituto da interdição.
Medida judicial que proíbe alguém de reger sua pessoa e seus bens. Ato judicial que declara a incapacidade real de uma pessoa maior para a prática de certos atos da vida civil, na regência de si mesma e de seus bens.
O crime de cárcere privado
Crime contra a pessoa consistente em privar alguém de sua liberdade. Trata-se de uma espécie de constrangimento ilegal, em que se impede que a vítima tenha liberdade de locomoção. Qualquer pessoa pode cometê-lo, ascendente, descendente ou cônjuge da vítima, podendo esta ser qualquer pessoa, crianças, loucos ou