Pena de Morte no Brasil
Filosofia
Pena de Morte: Castigo ou Solução?
Sistema Penitenciário brasileiro: inicio, meio ou final da linha?
Acadêmicos
Amanda Santana
Ana Paula Fernandes
DANIELA CASTRO
Edilania GONçALVES
Ingrid SALLEnAVE
Salvador/BA – 10 De Novembro de 2012
Glossário:
1. Significado, origem, e formas de aplicação da pena de morte.
Apedrejamento
Cadeira Elétrica
Fogueira
2. Argumentos a favor da pena de morte.
3. Argumentos contra a pena de morte.
4. Sistema prisional brasileiro.
5. Conclusão: Pena de morte.
Salvador/BA – 10 De Novembro de 2012
1. Significado, origem, e formas de aplicação da pena de morte.
O termo pena de morte provém do latim (poena), derivado do grego (poinê), no sentido de castigo, punição e sofrimento.
A primeira noticia de pena de morte na historia da humanidade que se tem noticia, foi a expulsão de Adão e Eva do paraíso, após comerem o fruto proibido da árvore do conhecimento, dessa forma começa o homem a construir sua própria comunidade, adotando a pena em caso de violação de regras preestabelecidas. Com a evolução da sociedade, a violação das normas foi se tornando cada vez mais frequente.
A s formas de aplicação da pena de morte variam de acordo com o período e o pais onde é aplicada suas modalidades, para justificar o argumento da aplicação desumana e que viola os direitos fundamentais.
Apedrejamento – O método do apedrejamento consiste em enterrar o condenado em pé até a altura do peito, geralmente encapuzado, sendo apedrejado até a morte. Uma das maiores barbaridades dessa pena é que o apedrejamento é executado pela população segundo o código penal iraniano, pais que ainda adota a lapidação como forma de execução.
Cadeira Elétrica – Outro método conhecido e utilizado em apenas alguns estados do EUA desde 1890, onde o condenado é imobilizado numa cadeira, presa com cintos, sofrendo tensões elétricas