Pelotas Rota das Charqueadas
Produção do espaço geográfico de Pelotas
SAIDA DE CAMPO: PASSEIO PELA ROTA DAS CHARQUEADAS
Disciplina Produção do espaço geográfico de Pelotas
Semestre: 7°
Professor: Alcir Bachi
Aluno: Félix Santos Wagner Nunes
Rota das charqueadas
Nossa saída de campo tem por objetivo conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade, é nesse contexto histórico que Pelotas se tornou uma das cidades mais ricas de nosso país na época das charqueadas onde o Arroio Pelotas contribuiu para que isso acontece-se, através de embarcações que vinham pelo arroio Pelotas aconteceu o maior crescimento econômico que nossa cidade já viu.
O Arroio Pelotas é um arroio que drena o município de Pelotas, cidade brasileira do estado do Rio Grande do Sul. Possui cerca de 60Km de extensão.
O Arroio Pelotas nasce do encontro de dois outros arroios, o Arroio das Caneleiras e o Arroio do Quilombo. Deságua no Canal São Gonçalo, canal que liga a Lagoa dos Patos à Lagoa Mirim. Possui esse nome em virtude das pelotas, embarcações que transportavam a carne salgada - o charque - produzida pelas charqueadas às suas margens.
Hoje Patrimônio Cultural do estado do Rio Grande do Sul pela Lei 11.895/2003 elaborada pelo Deputado Bernardo de Souza
Foto1: Pelota utilizada para atravessar o arroio e que deu origem ao nome de nossa cidade.
Fonte: www.nativa.com.br O ciclo do charque durou cerca de 140 anos, atingindo o auge por volta de 1873, quando 38 charqueadas chegaram a abater 400 mil animais, segundo relatos de historiadores. Com a abolição da escravatura, em 1888, a atividade começou a minguar, deixando de existir em 1918. A atividade, no entanto, marcou para sempre a história gaúcha. A saída de campo começou na Charqueada Boa Vista de 1811, pertenceu ao Barão de Arroio Grande e ultimamente tem sido utilizada como sede de