Pele
A principal função da pele é fornecer uma barreira contra as ações externas mecânicas, químicas e microbiológicas. Desta forma protege o corpo dos atritos, das radiações químicas também do ataque microbiano patogênico.
A pele também funciona como um regulador de temperatura, facilitando a perda de calor em dias quentes e conservando-o em dias frios. Possuímos verdadeiros sensores de temperatura localizados ao longo de toda a superfície da pele. Qualquer estimulo diferente é transmitido pelos sensores ao hipotálamo, que envia mensagem instantâneas à todo organismo para a manutenção de temperatura nos órgão vitais ,como coração , pulmões ,rins ,pâncreas ,etc...A pele também possui função excretora. Por seus poros sai o suor composto por água, sais minerais, uréia e amônia. Na verdade, o suor nada mais é que a urina diluída. Produzindo suor ,o organismo controla a quantidade de água de sais no plasma sanguíneo. O suor atua também no mecanismo de refrigeração do corpo. Quando a temperatura corporal se eleva, o suor é eliminado pela transpiração. A água ,retirando calor do corpo ,evapora e a temperatura baixa.
A pele é um órgão complexo, com três camadas superpostas e diversas estruturas distintas. A epiderme (1camada) é constituída por tecido epitelial, e é nesta camada que estão as células mortas que atuam como impermeabilizante. A derme (2camada) é constituída por tecido conjuntivo e possui vasos sanguíneos, linfáticos corpúsculos nervosos, nervos e glândulas produtoras de suor e secreções oleosas.
Na hipoderme (3camada),localiza –se uma camada de célula adiposas. Graças às propriedades da gordura, essas células atuam como isolante térmico e separam a pele do músculo.