Pele - Ciencias
Objetivo: O nosso objetivo neste trabalho é mostrar como é a pele e também mostrar duas experiências sobre e mesma.
Desenvolvimento: A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.
A pele é um órgão: Constantemente renovada, a pele é muito mais leve que um envelope. É o órgão mais pesado (3 a 4 Kg) e o mais extenso no corpo humano (1.5 a 2m2 ). Em permanente relação comparada com os outros órgão, a pele pode revelar disfunções ou patologias para além das cutâneas.
A pele tem três funções principais:
1-PROTEÇÃO:
Protege o corpo de ataques mecânicos, físicos, químicos, macrobióticos do ambiente exterior, entre muitos através de imunidade e mecanismos celulares, impermeabilidade, força e flexibilidade.
2-TRANSMISSÃO:
É usada para transmitir informações entre o corpo e o mundo exterior através das suas inúmeras terminações nervosas as quais recebem estímulos tácteis, térmicos e de dor.
3-TROCA:
É o local de múltiplas transmissões entre o corpo e o ambiente exterior. Está envolvida em complexos mecanismos, tais como regulação de temperatura (eliminando o calor e evaporando o suor segregado pelas glândulas, bem como eliminando substancias perigosas) e sintetiza a vitamina D, essencial para o crescimento dos ossos.
As camadas de pele:
A epiderme é a parte mais extensa e a única que está em contado com o meio ambiente, por esta razão, ela possui também a importante função de proteger o organismo contra os chamados agentes externos.
Ela é composta por tecido epitelial (carente de vascularização) e possui cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea.
Sua formação se dá através das células epidérmicas (queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel).
Contudo; excetuando a camada basal (única camada que faz contato com a derme), a