Peja
ALUNA: 3º Ano de Pedagogia
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPLETIVA DE BAURU (CEESUB).
“PRESIDENTE TANCREDO NEVES”.
Durante a minha observação no CEES, pude assimilar ainda mais as questões discutidas em sala de aula, principalmente as questões trazidas por nossas colegas de sala de aula, na qual trabalham na área da Educação de Jovens e Adultos. Deste modo vou resumir um pouco do trabalho realizado com os alunos desta Unidade, na Cidade de Bauru/SP.
A unidade tem o horário de funcionamento muito amplo, na qual o aluno pode utilizar o espaço da escola conforme sua disponibilidade, pois as faltas dos alunos não são registradas.
Do que se referem ao Ensino Médio as aulas coletivas são divididas por Módulos e o conteúdo é apostilado, sendo:
Módulo 1 e 2 : às 2ª Feiras, em dois horários. Às 14:30 h e às 19:30.
Módulo 3: às 3ª Feiras, em dois horários. Às 16:30 h e às 19:30.
Módulo 4: às 4ª Feiras, em dois horários. Às 14:30 h e às 19:30.
Módulo 5: às 5ª Feiras, em dois horários. Às 14:30 h e às 19:30.
Módulo 6: ás 6ª Feiras, em dois horários. Às 16:30 h e às 19:30.
Os alunos então possuem os chamados passaportes, onde são anotadas as aulas assistidas, referentes ao seu módulo, para que haja um controle na mudança dos módulos, são anotadas as notas e tudo o que diz respeito ao ensino de cada um. Ao observar o espaço escolar, percebemos diversos painéis para que os alunos se programem para o período de avaliação, sendo assim, cada aluno se organiza e distribui a realização da prova de acordo com seu ritmo de aprendizado.
Na correção dos exercícios, os alunos são atendidos na sala de orientação, na qual o professor praticamente dá uma aula individual para os alunos, enfatizando os exercícios que tiveram mais dificuldades. Neste momento percebemos com clareza tanto o interesse do professor no aprendizado