peixes
Habitat
Podem ser encontrados tanto em lagoas, às vezes temporárias, quanto em mar aberto, chegando ate as profundidades abissais.
Classificação
Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos.
Os peixes ósseos são os mais abundantes em número de espécies conhecidas, representando cerca de 95% do total dessas espécies. Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos. Os peixes cartilaginosos
Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce.
Entre as características dos peixes cartilaginosos, podemos considerar: esqueleto cartilaginoso e relativamente leve; presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifício chamado espiráculo, por onde entra a água e banha as brânquias; boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamadacloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestório, urinário e genital.
ANFÍBIOS
Representam a transição das formas de vida exclusivamente aquática para formas capazes de sobrevivência em terra.
Evidências paleontológicas sugerem que em um período há 400 milhões de anos, o clima instável teria provocado o ressecamento de pequenas lagoas e cursos de água. Nesse cenário, peixes que tivessem capacidade de sobreviver no meio aéreo poderiam se rastejar, e as demais, teriam que se adaptar.
Um problema esta relacionada ao oxigênio: embora ele seja muito mais abundante na atmosfera do que na água, as brânquias não são funcionais no meio aéreo. No ar, os filamentos aglutinam-se, tornando-se incapazes de realizar trocas gasosas. E além de que, o ar dificulta a sustentação. Isso significa que uma estrutura esquelética e muscular adaptada à vida aquática pode ser ineficiente no meio terrestre.
No qual as principais