Peixe e seus cultivos
Barragem de terra ou açude é o represamento da água de um rio, riacho ou córrego através de uma parede, em cuja construção utiliza-se terra, barro, argila ou piçarra, convenientemente compactada ou apiloada em camadas, colocadas umas sobre as outras até atingir a altura desejada.
As finalidades de um açude são:
■ Armazenamento de água para consumo humano ou animal;
■ Implantação de culturas de vazante;
■ Fornecimento de água para a irrigação;
■ Recreação e esporte;
■ Criação de peixes, de diversas variedades, para fins alimentícios, de lazer, etc.
Características de um boa barragem
Bem projetado e bem dimensionado, o reservatório deve ser localizado em um curso d’água que permita, com um pequeno barramento (parede), acumular maior volume de água, de modo seguro e otimizando, ao máximo, a utilização da bacia hidrográfica. O dimensionamento do açude, quando adequado, ocasiona sangrias anuais.
A melhor maneira de se manter a boa qualidade da água no reservatório, é construí-lo de modo que sangre pela galeria (porta d’água), devendo-se colocar uma tela para evitar a saída dos peixes.
A área do açude que fica submersa, também chamada de “Bacia Hidráulica”, deverá estar limpa, isenta de tocos, galhos e estacas, para que se possa usar os aparelhos de pesca com segurança e eficiência.
Condições para o peixamento do açude
Quando se trata do aproveitamento de um açude novo, possivelmente ainda sem água, recomenda-se cortar as árvores e destocar a bacia hidráulica, para que as redes e as tarrafas não se “enganchem”. Além disso, evita-se o desperdício da lenha que pode ser vendida para compensar as despesas com a mão de obra do desmatamento.
Deve-se aproveitar os tratores utilizados na construção do açude, que são muito eficazes na remoção completa das árvores.
Além das outras vantagens, um açude novo possibilita o povoamento com espécies de peixe adequadas, logo após o seu enchimento.
Quando o açude