PEGASUS 2
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PÉGASUS
DOCENTE: MARIO NAZARENO NORONHA FARIA E SOUZA
DISCENTES: CLEYSON SILVA, JADSON ALBUQUERQUE, JULIANA BRANDÃO, MURILO GOMES, NICKOLAS SÁ E THAIZA BERMEJO.
BELÉM
2015
PÉGASUS
“Miguel Fontes recebeu a incumbência de propor soluções para o problema de morosidade no funcionamento da Pégasus. A empresa produz, distribui e instala equipamentos de tratamento de ar para todo o país, mas suas filiais não apresentam a agilidade necessária para o bom atendimento aos clientes. Em função das reclamações sobre demora na entrega e instalação, Miguel, como Diretor de Operações da empresa, precisa criar condições para agilizar as atividades e continuar na frente da concorrência. Que sugestões você daria a Miguel?”
A morosidade é um problema muito sério para uma empresa sofrer, principalmente na era em que estamos vivendo, onde o indivíduo demanda produtos no menor espaço de tempo e com a melhor qualidade possível. A melhor saída para resolver a morosidade da empresa seria a descentralização das atividades, porém, esta medida não traz resultados imediatos e demanda tempo e capital para as filiais e a matriz se adaptarem à mudança. A melhor opção para Miguel seria:
Montar um plano de ação para implantar a descentralização das operações de modo que a mesma não sobrecarregue a matriz com tarefas e as filiais com encomendas.
A descentralização das operações não acontece de forma imediata, a empresa pode sofrer com problemas de capital, tempo e logística.
Estabelecer um plano de franquias, onde a empresa não possui filiais, seria a solução para estes problemas, uma vez que, com a implantação deste plano a empresa terá retorno de capital a curto prazo, o que agiliza a implantação do plano de ação.
Um dos pontos que poderia alavancar tanto a qualidade do serviço prestado quanto a velocidade que o mesmo é feito seria estabelecendo um sistema de bonificação a funcionários que apresentam desempenho