pegada ecologica
Autor: Bruno Angel Bastos Coelho
Palavras-chave: Ecologia, pegada ecológica, sustentabilidade, recursos naturais
RESUMO
Ações antrópicas em relação ao meio natural, trouxe a humanidade um desafio muito grande referente a capacidade limitada dos ecossistemas em sustentar as atividades econômicas e de consumo sem trazer consequências ao meio ambiente. As cidades têm exercido maior influência em relação a atividades não sustentáveis, exigindo matéria-prima de outros meios naturais para sustentar seu meio. As altas emissões de gás carbono, consumo de madeira, água e energia em grande escala indicam que os centros urbanos utilizam a maior parte dos recursos naturais oferecidos pela terra.
Com base em pesquisas e estatísticas que provam o elevado índice de consumo sem levar em consideração a sustentabilidade desses recursos, o aumento da população mundial nessas ultimas décadas têm contribuído para agravar esses dados, ou seja, o nível de sustentabilidade não acompanhou o aumento demográfico. Pesquisadores têm apontado que nos dias atuais existe uma insuficiência de recursos necessários para manter as atividades humanas devido ao seu nível de consumo. A s desigualdades socias contribuem para o aumento dessa disparidade entre áreas de alto consumo e áreas de baixo consumo, pois 1/5 da população mundial consomem mais de 90% dos recursos naturais, utilizando as áreas de baixo consumo como sustento do seu centro, deixando na marginalidade do consumo o restante da população mundial.
Ecologicamente estamos sofrendo um grande impacto no meio irreversível, possibilitando a extinção dos recursos naturais e sua biodiversidade.
A pegada ecológica é um grande instrumento utilizado em pesquisas para mostrar o nível de sustentabilidade local de diversas regiões do planeta, usando como base a capacidade de recursos naturais necessários para sustentar o padrão de vida de uma determinada população. Leva-se em consideração a terra de