Peer to peer
Redes Peer-to-peer (P2P)
Uma rede Peer-to-peer consiste num conjunto de computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transação sendo iniciada ou recebida de um outro par da mesma rede.
Diferente de uma rede em estrela (que toda a informação passa obrigatoriamente por uma estação central) uma rede peer-to-peer é criada com o intuito de compartilhar dispositivos e dados, e não serviços. Como não existe gerenciamento central, a informação trafega por todos ou muitos nós da rede, desde sua origem até o destino, sendo ignorada por todos ou muitos dos nós exceto o destinatário.
Figura - P2P Existem muitos atrativos para a utilização das redes P2P, onde as principais que podem ser citadas:
Facilidade de conexão: O empecilho de conexão para este tipo de redes é mínimo, pois diferente dos sistemas totalmente centralizados não necessita de administração ou instalações especificas. Conteúdo diversificado: Pelo aumento constante de estações conectadas a internet, redes P2P te também seu crescimento e com o conteúdo incluso nelas, a quantidade de recursos compartilhados é cada vez maior e mais diversificado.
Segurança no compartilhamento: Este modelo de rede esta menos suscetível a falhas de