pedro
Resumo crítico por: Matheus Carvalho deAndrade
Parte I: O QUE É ARQUITETURA
Capítulo I: CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA
Para entendermos a profissão comecemos pela origem da palavraarquiteto: que vem do grego, tecton, que designa um artífice ligado a construção de objetos por união de peças, e o prefixo arqui indica superioridade. Logo,arquiteto designa um “grande carpinteiro”
UMA PROFISSÃO
A arquitetura é, uma profissão de nível superior. O seu currículo é composto disciplinasde três diferentes áreas do conhecimento: a área técnica agrega Mecânica Racional, Resistência de Materiais, Cálculo Estrutural e Instalações; na áreahumana têm-se matérias de História e Teoria das Artes Visuais e da Arquitetura e na terceira área a representação e composição de projetos: GeometriaDescritiva, Representação da Forma, as disciplinas de desenho e as disciplinas de Projeto.
UM PRODUTO CULTURAL
Uma forma de aprendermos sobre associedades e civilizações anteriores às nossas, é a observação e análise da arquitetura desses povos.Assim a arquitetura não assume apenas o papel deprofissão,mas também o papel de produto histórico e cultural.
EXCELÊNCIA ESTÉTICA OU – UMA ARTE
Levando em conta o critério estético, somente aquelesprédios que na sua construção puderam contar com um arquiteto de conhecimento sensibilidade e talento, condições materiais necessárias, podem ser chamados [continua] kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
COLIN, Silvio. Uma introdução à arquitetura – Rio de Janeiro, RJ; Editora UAPÊ, 2000. ISBN 35-85666-36-2
Resumo crítico por: Matheus Carvalho deAndrade
Parte I: O QUE É ARQUITETURA
Capítulo I: CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA
Para entendermos a profissão comecemos pela origem da palavraarquiteto: que vem