pedro
1- Quais as características, segundo Paulo Freire, da consciência intransitiva?
Segundo Paulo Freire, a consciência intransitiva era própria de lugares poucos desenvolvidos, como as áreas rurais, sendo este o modelo de uma sociedade fechada. Esta consciência representava um quase incompromisso entre o homem e a sua existência, reescrevendo a áreas estreitas de interesse e preocupação, as quais não ultrapassam o que há de vital biologicamente. Por ter uma limitação na sua esfera de apreensão das coisas e não perceber a causalidade real fazia interpretações mágicas da realidade.
2- Segundo Paulo Freire, o que é necessário para o desenvolvimento da consciência crítica?
Segundo Paulo Freire, a conscientização, é necessária para um desenvolvimento crítico, assim, da tomada de consciência, ou seja, “que ultrapassemos a esfera espontânea da apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica”.
3- O que caracteriza a consciência fanática?
A Consciência crítica se caracteriza pelo seu aspecto místico, irracional, onde a possibilidade de um diálogo é praticamente suprimida, por si próprio. O homem nessas condições se crê livre, mas é conduzido, na verdade, tornando-se um objeto, e seu poder criador acaba afetando-se.
4- Comente e discuta as características que o autor apresenta da consciência crítica em contraposição à consciência ingênua.
A consciência crítica proposta pelo autor, pode ser entendida como um conhecimento perceptivo mais aguçado a respeito de determinada realidade, ou seja, através dela pode-se apreender o que está acontecendo e o porquê está acontecendo. Esta consciência faz uso da criatividade instigando o pensar a reflexão, e a intervenção sobre a realidade num sentido de transformação. Já a consciência ingênua, se percebe que algo, (conhecimento) alguma coisa