Pedro Paulo
RECIFE
JULHO – 2015
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
Recife - 02/07/2015
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ou em inglês Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) é um sistema de gestão de segurança alimentar. O sistema baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Atualmente, um sistema de APPCC pode ser certificado pela ISO 22000.
Um dos principais problemas relacionado ao processamento de alimentos é a segurança alimentar, ou seja, o controle de perigos de contaminação dos alimentos devido a perigos físicos, químicos ou microbiológicos. Onde o APPCC- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle tem como objetivo leva ao consumidor com intuito de garantir a inocuidade do produto final até sua chegada ao consumidor. Os sete passos do APPCC/HACCP definidos em 1989 são: 1.identificação dos perigos de contaminação e avaliação de sua severidade; 2. Determinação dos PCC’s(Pontos Críticos de Controle); 3.instituir medidas e estabelecer critérios para assegurar o controle do processo/processamento; 4. Monitorar os pontos críticos de controle; 5.monitorar os pontos críticos de controle; e. Estabelecer um sistema de arquivos e registro de dados; 6.Agir corretivamente sempre que os resultados do monitoramento indicarem que os critérios não estão sendo seguidos; 7. verificar se o sistema está funcionando como planejado.
Empresas que se encontram em fase de implantação do seu Sistema de Garantia da Qualidade verificam que a ISO 9000 fornece uma excelente base para muitas iniciativas e que o HACCP encaixa-se particularmente bem neste modelo. Após a identificação dos pontos críticos de controle (pelo HACCP), a sua monitorização e controle são garantidos pela ISO 9000. Como