Pedro Martinelli
- Origens Nascido em 1de Janeiro de 1950, Pedro Martinelli e um foto jornalista brasileiro de descendência Italiana, no qual aborda de forma em destaque a vida dos índios e os caboclos amazônicos, e que atua no mercado há 30 anos. Sua família na qual e de Fuori Muri, deixou Luca na Itália e se mudou para Santo André, São Paulo.
- Trajetória como fotógrafo - Na primeira fase profissional de sua vida, Martinelli realizou coberturas esportivas e de fatos políticos, tais como as manifestações contra a ditadura e as construções de rodovias que passavam pelo meio do pais. Martinelli começou sua carreira como fotografo em "A Gazeta Esportiva", e seus conhecimentos técnicos foram adquiridos ao longo de sua carreira, pois não teve formação superior. Realizou também ensaios para revistas de moda e turismo, recebeu vários prêmios como o do “Retratos do Brasil” em 1972, e o do “Concurso Internacional de Fotos Nikon” em 1975.
- Especialidade Fotográfica e trabalhos que merecem destaques – Martinelli também atuou no jornal “O Globo”, e foi então escolhido para acompanhar a expedição dos irmãos Villas-Boas no primeiro contato com os Índios Kranhacãrore e Panará em 1970. Martinelli permaneceu três anos na mata, aguardando o primeiro encontro com os índios, no qual resultou em o primeiro registro do contato do homem branco com os Índios Panará.O mesmo é autor de quatro livros, nos quais todos abordam a temática sobre índios e a Amazônia. Martinelli trabalha com fotografia desde 1994, e dedica-se a documentação fotográfica da Amazônia desde 1970.
- Equipamentos que utiliza ou empregava em seu ofício - Pedro é um fotógrafo artesanal, que só utiliza câmeras mecânicas sem adereços, seus fotogramas são tiros de armas sempre penduradas a tiracolo, inseparáveis até quando vai tomar banho de igarapé.