Pedofilia
A palavra psicologia vem do grego (logos e psukê), que significa estudo da alma ou mente. Logo, psicologia é o estudo da alma ou mente.
Esta palavra vem sendo usada desde o século XVI, introduzida por um teólogo alemão chamado Melanchton. Seu conceito se tornou mais abrangente em tempos mais recentes e foi estendido para “ciência da conduta e do comportamento”.
Freud trouxe uma nova dimensão à psicologia, descobrindo o estado da mente inconsciente. Tendo sido feita esta descoberta, a psicologia ganhou uma dimensão de psicologia profunda. Esta foi a inauguração da psicanálise. Encontramos agora dois pontos sobre os quais pode ser abordada a psicologia: o evolutivo com a análise do desenvolvimento e o psicanalítico com o estudo dos fenômenos inconscientes.
Então o que é Psicologia Pré-Natal?
A Psicologia pré-natal é o estudo do comportamento e do desenvolvimento, tanto evolutivo como psico-afetivo-emocional do individuo, antes do seu nascimento.
O conhecimento da psicologia pré-natal é importante tanto para a psicologia evolutiva como para a psicanálise. Todos os fatos ocorridos antes do nascimento a) recebem registro mnêmico, b) este registro fica guardado apenas no plano inconsciente, c) todas as vivencias pelas quais passa o ser no período pré-natal irão fazer parte de sua bagagem inconsciente, exercendo influência tanto sobre a sua personalidade pós-natal como sobre a sua conduta e o seu comportamento, e d) que o estudo do inconsciente, é o objeto por excelência da psicanálise, conclui-se que o estudo da psicologia pré natal é de importância fundamental para ela.
➢ Como surgiu a psicologia pré-natal?
A psicologia pré-natal foi amplamente enriquecida pelas novas tecnologias, ultra-sons, microscópios, técnicas de fecundação in vitro , fotografia intra-uterina e também descobertas no campo da psiconeuro-endocrino-imunologia que lançam nova luz sobre o entendimento da formação e funcionamento do psiquismo humano.