Pedofilia
Pedofilia, violência sexual, sequelas, efeitos colaterais, crime, doença.
Introdução
A pedofilia é um dos problemas da sociedade mais preocupantes, porque além dos danos físicos que o menor sofre, interfere no psicológico desses indivíduos que será o futuro nosso do país. Morales e Schramm (2002) questionam como se dá o abuso a partir do ato, passando pela denúncia até o julgamento do agressor. Assim será levado em conta como a mente da criança agredida vai ficar para o resto da vida. Esse tipo de abuso pode ocorrer dentro da própria família, causando assim danos irreversíveis.
Pedofilia se diz respeito ao enorme desejo de adultos, por crianças ou adolescentes, que os levam a exploração sexual dos mesmos. Nos últimos anos este assunto tem ganhado as manchetes de jornais e o que tem sido encontrado é alarmante, não apenas em frequência de tais práticas, mas também em termos de consequências biopsicossociais. A criança, além de todo o sofrimento durante o abuso sexual, pode sofrer danos a curto e longo prazo.
Na atual conjuntura social, penas ligadas a crimes ligadas a crimes sexuais ainda são mal aplicadas, apesar da autodenominação “sociedade tecnológica” existem aspectos penais que demonstram a total infantilidade do nosso sistema judiciário. Casos de pedofilia trazem consigo uma grande quantidade de carga emocional, sendo assim é comum o juízo de valor interferir na sentença que muitas vezes já vem preestabelecida na cabeça do juiz.
A tomar conhecimento do abuso sexual é importante amparar a vitima, dando apoio, amizade e transmitindo segurança, pois esta criança poderá estar com sua confiança abalada e é preciso também procurar ajuda para que possa ser denunciado o caso, pois é denunciando que se pode combater o problema. A omissão além de permitir a continuidade do abuso e da impunidade deste, também é crime, punido por lei.
Levantaremos questões sobre o conceito de Pedofilia, onde mais acontecem esses casos, como eles tratados