pedofilia
O comportamento respondente é o comportamento efetuado pelo organismo em resposta a um estímulo. Por exemplo, a salivação diante do cheiro de comida. O comportamento operante é efetuado em decorrência de sua relação com o meio externo, sem que se possa identificar estímulos específicos que o teriam provocado. Por exemplo, os movimentos de braço e pernas de uma criança.
O processo de condicionamento respondente, é uma forma simples de aprendizagem. É um dos processos adotados pelos behavioristas na explicação da formação dos comportamentos. Nesse tipo de condicionamento o processo é organizado de forma a ocorrer:
Um estímulo neutro;
Um estímulo incondicionado, ou seja, um estímulo que em circunstâncias normais provocaria uma resposta específica;
A resposta específica.
A repetição constante do processo condiciona o estímulo neutro, isto é, faz com que o estímulo neutro passe a ser um estímulo condicionado, o que provoca resposta semelhante àquela que o estímulo incondicionado já provocava. Um exemplo deste processo foi a experiência de Pavlov. Este pesquisador, fazendo uma campanhia soar sistematicamente antes de apresentar comida a um cão, condicionou o estímulo neutro (som da campanhia), que passou a provocar salivação do cão resposta, antes provocada só pela própria apresentação da comida. Para que o condicionamento ocorra com rapidez é preciso obedecer a ordem dos estímulos, (primeiro, o neutro; depois, o incondicionado). É preciso também que, seja bem curto o período de tempo entre a ocorrência dos dois.
No condicionamento operante, a aprendizagem ocorre por um processo de maturação natural (a criança, por exemplo, aprende a falar naturalmente). No entanto, é possível aplicar reforços ao processo de aprendizagem, por exemplo, gratificando a criança quando pronuncia uma nova palavra. Este reforço deve ser