Pedir ajuda
Pela semântica: as palavras implicavam diferentes significados em idiomas diferentes afetando as suas negociações. Pela semelhança entre percepções: usar um estilo pessoal, informal, numa situação em que se espera um estilo mais formal, pode ser embaraçoso e desagradável. Pela diferença de percepções: é preciso pressupor diferenças até que as semelhanças sejam provadas e, então, tratar as interpretações como uma hipótese funcional. Pelas diferenças de tom: pessoas que falam idiomas diferentes realmente vêem o mundo de formas diferentes, e era preciso enfatizar mais a descrição do que a interpretação. Pelas conotações das palavras: ele percebeu que palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes e era preciso praticar a empatia.
Questão obrigatória Questão 2 Nota: 2,00
Uma das funções do mito/herói organizacional é impedir que os eventuais valores negativos do meio social em que a empresa atua venham a tomar de assalto a cultura da própria organização. Neste aspecto, dentre as empresas culturalmente mais vulneráveis - pela inexistência do mito organizacional - pode-se citar as seguintes:
As empresas jovens. As empresas públicas brasileiras. As empresas financeiras. As multinacionais. Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão obrigatória Questão 3 Nota: 2,00
A cultura de uma empresa é uma espécie de personalidade coletiva - ou de jeitão - que transparece:
Na forma como as pessoas que lá trabalham relacionam-se, criticam-se, confraternizam, tomam decisões, criam critérios para a progressão de carreiras, atém-se a tabus e preconceitos, usam determinado jargão ou linguagem. Na forma