Pedido de vida
Banco do Brasil apresenta e patrocina
CADERNO
DE
MEDIAÇÃO
Impressionismo
Paris e a modernidade
Obras-primas
Musée d’Orsay
4 de agosto a 7 de outubro de 2012
CCBB EDUCATIVO 2012
O brilho da luz do dia é representado pela gama de cores que vão do amarelo-claro dos edifícios, ao longe, a cor laranja de seus telhados .
Claude Monet
La gare Saint Lazare
(Estação de Saint-Lazare), 1877
Óleo sobre tela, 75,5 x 104 cm
© RMN (Musée d'Orsay) / Hervé Lewandowski
U
U
m trem está chegando… estamos no século XIX, quando correm nos trilhos as primeiras máquinas a vapor. É o século da Revolução Industrial, da invenção da fotografia, da luz elétrica, do telefone, do cinema... Essas enormes transformações não poderiam deixar de influenciar a
Arte. Se até então, os artistas buscavam eternizar situações e personagens considerados nobres, o Impressionismo partiu para a experimentação de uma pintura que captasse as coisas passageiras, a velocidade dos acontecimentos e a vida cotidiana.
Na tela ao lado, através da fumaça, vislumbramos desfocada a vida em movimento. Como será que o pintor Claude Monet consegue fazer surgir a fumaça, as pessoas e todo o resto? A técnica impressionista do artista forma a névoa, ao misturar a tinta branca e azul. As diversas texturas e espessuras da tinta mostram a leveza do vapor.
A proposta do CCBB EDUCATIVO é investigar as obras desta exposição junto com você.
Ao longo deste caderno, iremos contar um pouco da história do movimento Impressionista e embarcar nas inovações trazidas por artistas, como Edouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir e
Edgard Degas. A exposição Impressionismo: Paris e a modernidade nos oferece obras acadêmicas, pinturas dos precursores do movimento e de artistas pós-impressionistas.
Boa viagem!
Centro Cultural Banco do Brasil
LUGAR DE ARTE É NA ACADEMIA
A Academia Francesa era uma divisão do governo que cuidava da