Pedagogia
A violência urbana é muito preocupante nos dias atuais, e isso ocorre por uma aglomeração muito alta nas periferias, alto índice de desemprego, pessoas que para conseguir seu sustento e de sua família acabam fazendo atividades ilícitas.
A violência urbana afeta as decisões de investimento no país. A população, nós cidadãos somos bruscamente penalizados, perdemos nossa liberdade, sofremos riscos presentes no cotidiano, menor oferta de empregos e o abandono do poder público aos serviços públicos.
Violência nas escolas
A violência escolar é um problema social que se manifesta de diversas formas.
O interior das escolas revela a realidade em que vivemos, desigualdade social, financeira, situações estas que geram violência, sendo diversos os episódios envolvendo agressões verbais, físicas e simbólicas
A escola como instituição social responsável pela formação ética e instrução das novas gerações, precisa assumir seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária. A luta pela garantia de igualdade, de condições e de oportunidades para todas as pessoas.
Então, se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação.
Assim, dá-se a ideia de que a origem social e o contexto familiar do aluno são os únicos fatores explicativos do seu desempenho e da sua trajetória escolar.
INTRODUÇÃO
A violência é um tema com muitas faces e presente em maior ou menor grau em quase todas as sociedades. Acontece desde o início dos tempos, porém seus tipos foram evoluindo e se diversificando. Muitos justificam esse ato como meio de sobrevivência, de defesa, nós como grupo damos á isso o nome de poder, pois é assim que os agressores se sentem, poderosos diante o agredido, por qualquer que seja o tipo de violência