Pedagogia
• A expressão liberal não significa “avançado”,
“democrático”, como geralmente é usado .
• O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que, ao argumentar o sistema capitalista que, ao argumentar o prevalecimento da liberdade e interesses individuais da sociedade, institui um modo de organização social fundamentado na doutrina privada dos processo de produção, também entitulada sociedade de classes. A pedagogia liberal defende a posição de que a função da escola é preparar o indivíduo no desempenho de papeis sociais de acordo com suas habilidades especificas, dessa forma precisa aprender a adaptar se aos valores e às normas aprender a adaptar se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes.
• A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, embora haja uma divulgação da idéia de igualdade de oportunidades, não se considera a desigualdade de condições.
Tendência liberal tradicional
Na tendência liberal tradicional a escola desempenha o papel de preparar os alunos no aspecto moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade.
O conhecimento é o mesmo para todos, desde que haja um esforço pessoal. Os indivíduos que encontram dificuldades devem trabalhar para superar essas dificuldades e garantir seu lugar ao lado dos mais capazes. Em casos de não superação, devem procurar o ensino profissionalizante. Seus métodos são centrados basicamente na exposição verbal da matéria e/ou demonstração feitas pelo professor. Nas atividades de fixação é enfatizado a repetição de conceitos ou fórmulas para memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos.O relacionamento entre professor e aluno é altamente formal, pois predomina a autoridade do professor.
Tendência liberal renovada progressivista
A finalidade da escola na tendência liberal renovada progressivista é de proporcionar a simetria entre as necessidades específica do indivíduo ao meio social. A escola deve