Pedagogia
A LDB discorre sobre a elaboração e o cumprimento do plano de trabalho, trazendo à tona a organização do professor e a objetividade no exercício de sua função. No tocante à aprendizagem dos alunos, fala em zelo no sentido de acompanhamento dessa aprendizagem, que se dá de forma heterogênea, individual.
Nota-se que o papel do professor, segundo a LDB, está muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, ele participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, isto é, decide solidariamente com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir, as metas a alcançar. E isso não apenas no tocante a sua matéria, mas toda a proposta pedagógica.
Muitos valores se transmitem mais com a vida do que com palavras. O testemunho de vida integral do professor, a coerência entre seus ensinamentos e sua vida são elementos essenciais de qualquer processo educativo verdadeiro. O conhecimento de si próprio e pratica coerente estão na base da valorização pessoal e social. Ação e reflexão constantes são as forças dinâmicas que desenvolvem nossa vida como serem individuais e sociais. Como a educação faz parte da vida, ação e reflexão permanentes constituem também a base dinâmica no processo educativo e de sua valorização.
A prática pedagógica vem proporcionar ao educador um bom desenvolvimento educacional, garantindo ao professor uma grande credibilidade nas suas ações em saber buscar coisas novas para si. O professor que busca construir é aquele que consegue de verdade ser um educador, que conhece o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja politicamente participativo, que suas