Pedagogia
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Profª Ms. Luciene Blumer
HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
A
vida breve e intensa de Vygotisky
Nasceu em17 de novembro de 1896 em Orsha, Rússia. Sua família propiciou condições para seus estudos. Tinha uma situação financeira bastante confortável e era uma das mais cultas da cidade. Sua mãe era professora, e seu pai trabalhava num banco e numa companhia de seguros.Tinha sete irmãos. Aos 28 anos, em 1924, casou-se com Roza Smelhova, com quem teve duas filhas. Teve uma breve e intensa trajetória, faleceu em 11 de junho de 1934, em Moscou, aos 37 anos, vítima de Tuberculose.
Dedicado e ávido por conhecimento, Vygotsky, desde cedo adorava teatro, artes, literatura, poesia e filosofia. Para ter acesso a outras culturas aprendeu deferentes idiomas (Hebraico, Inglês, Francês, Latim, Grego, Alemão). Estudou em casa até os 15 anos, auxiliado por sua mãe e tutores particulares. Aos 17 anos completou o curso secundário com medalha de ouro.
De 1914 a 1917, estudou Direito e Literatura, na Universidade de Moscou. Paralelamente, estudou Filosofia e História na Universidade Popular de Shanyavskii (não recebeu nenhum título acadêmico por essas atividades).
Escreveu críticas literárias, lecionou Literatura, Estética e História da Arte, dirigiu uma seção de teatro do Departamento de Educação de Gomel, fundou uma editora, uma revista literária e um laboratório de Psicologia na Escola de Professores local.
A experiência (no trabalho de formação de professores) com os problemas de crianças com defeitos congênitos (cegueira, retardo mental severo, afasia, etc) o estimulou a encontrar alternativas que pudessem ajudá-las em seu desenvolvimento e também era uma ótima oportunidade de compreensão dos processos mentais humanos.
Em 1924, realizou uma