pedagogia
- Horrivaldo, estou morrendo! Sei que dessa eu não escapo!
E o amigo, para consolar:
- Não fica assim, não! Tenho certeza que a outra vida é bem melhor que essa!
- Não sei não! E se lá não tiver futebol?
- É... aí nós tamo lascado!
Uma semana depois Ruinaldinho bate as chuteiras, digo, as botas. Naquela mesma noite, depois do enterro, Horrivaldo é acordado no meio da noite.
- Quem é que tá aí?
- Sou eu, o Ruinaldinho! Eu voltei pra te dar duas notícias: uma boa e outra ruim!
- Fala primeiro a boa! - disse o amigo, ainda assustado.
- A boa é que existe futebol após a morte!
- Puxa, que legal! E a ruim?
- A ruim é que você tá escalado pra partida do próximo domingo!
Autor desconhecido.
1) (Pucsp 2008 - adaptado) Dá-se o nome de gênero textual a um conjunto de regularidades relativamente estáveis no que diz respeito à função social, produção, circulação e consumo de um texto, bem como aos seus aspectos composicionais e linguísticos. É por razões assim que um leitor proficiente não confunde o gênero textual biografia com o gênero textual carta, ou o convite com a nota fiscal, ou a poesia com a notícia, por exemplo.
Considerando para o texto lido acima esses mesmos aspectos, diga o nome com o qual esse gênero textual é reconhecido na sociedade. (0,3)
2) Reconheça as intenções comunicativas desse gênero textual, ou seja, informe qual é o seu objetivo social (para que ele serve?). (0,6)
3) Qual é a sequência tipológica (modo de organização/tipo textual) que predomina nesse gênero textual ? (0,3)
4) Os gêneros discursivos/ou textuais circulam em esferas sociais específicas (jornalística, escolar, jurídica, religiosa, científica, artística, dos negócios, cotidiana etc.). Em cada uma dessas esferas de