pedagogia
2.1 – O Dimensionamento da Problemática Levantada: A negação da personalidade do Espírito Santo tem se verificado ao longo da história, e muitos dentre nós, ainda hoje, não conseguem compreender isso. Encontramos registros antigos, na história da humanidade, que esta negação encontrou um grande apoiador na pessoa de Arius, um antigo herege. Foi ele quem declarou que o Espírito é a "energia exercida por Deus". Ora, essa afirmativa reduz o Espírito de Deus a uma mera amostra do poder do Pai. E este erro ainda é divulgado por várias seitas, levando muitos à uma confusão herética, até os nossos dias.
2.2. – Objetivos da Pesquisa: Nosso objetivo aqui é comprovar, à luz da Bíblia Sagrada, evidências da existência e da personalidade do Espírito Santo, membro da Trindade Santa, claramente apresentado desde os escritos constantes do Antigo Testamento.
2.3. - Justificativas - Dentro do tema “A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO”, pretendemos aqui demonstrar, de forma inequívoca, a presença do Espírito Santo no Antigo Testamento, de forma a contrapor os argumentos defendidos por aqueles que ignoram ou buscam obscurecer tal realidade constante das Sagradas Escrituras.
2.4. - Métodos e Procedimentos Utilizados Para Coleta de Dados: Utilizamos, para a coleta de dados, a Bíblia Sagrada e textos diversos recolhidos na Internet, conforme será explicitado ao final deste trabalho.
3. – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS
3.1. – AS FIGURAS SIMBÓLICAS DO ESPÍRITO SANTO Alguém disse uma vez que o ensino adequado "torna os ouvidos dos homens em olhos". Isto é exemplificado na Bíblia por tipos, parábolas, comparações e metáforas. As verdades espirituais são apresentadas numa multiplicidade de figuras terrestres. A pessoa e a obra do Espírito Santo são ilustradas nas Escrituras por várias figuras simbólicas. Essas figuras simbólicas podem ser objetos, pessoas ou evento, que prefiguram um outro objeto, pessoa ou evento.