Pedagogia
RACIONALISMO.
Para os racionalistas a fonte do conhecimento verdadeiro está na Razão. Todo conhecimento proveniente da Razão ou pensamento é Necessário ( aquilo que não pode ser de outro modo) e Universalmente Valido ( aquilo que é o mesmo em todo o tempo e em todos lugares).
Exemplos: “ O todo é maior do que as partes” . Para o racionalismo este juízo é verdadeiro. Por que? Porque provem somente da Razão, é Necessário e é válido em qualquer lugar e tempo.
Reforçando a tese do racionalismo lembramos que a Matemática é uma ciência que provem puramente da Razão, é Necessária e Universal . Entre os vários pensadores há dois grandes expoentes do pensamento racionalista: Platão e René Descartes. Com o primeiro temos a tese de que o verdadeiro conhecimento provem do Mundo das Idéias; com o segundo temos a defesa da existência da Idéias Inatas.
EMPIRISMO
Para os filósofos empiristas, a única fonte do conhecimento verdadeiro é a Experiência. O que comprova um conhecimento como verdadeiro deve resultar de algo exterior ao homem : os objetos concretos da experiência. Antes do sujeito fazer experiência, o seu espírito é vazio. Assim, o exercício do espírito humano provêm primeiramente da Experiência. As ciências naturais ( Biologia, Física ) mostram verdades incontestáveis a partir da Experiência. Com a cuidadosa observação dos fenômenos, o cientista tira conclusões verdadeiras. Os Estóicos que é uma corrente do pensamento filosófico e um dos primeiros apoio às tese empiristas, pois para eles “ a alma é tábula rasa sobre a qual se deve escrever “. Para John Locke ( filósofo empirista) não existe Idéias Inatas, pois a alma é papel em branco. O sentir e o pensar são manifestações da Experiência. E qual é o papel do pensamento? Apenas unir os dados da fonte do verdadeiro conhecimento, que é a Experiência.
Tentativa de conciliação entre Racionalismo e Empirismo
APRIORISMO
O verdadeiro conhecimento provêm da Razão