pedagogia
E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A sala de aula é o espaço de vivência e de interação com a realidade. Neste espaço ocorre o enriquecimento do conhecimento trazido pelos alunos.
Para que o ambiente seja de uma real convivência todos os participantes do processo de aprendizagem são responsáveis pelo relacionamento e diálogo, pois é a liberdade de comunicação que facilita o aprendizado.
Pesquisas de Grigoli (1990) mostram dois comportamentos por parte dos professores tidos como fundamentais pelos alunos:
- o estímulo aos alunos pra tornarem-se independentes;
- organizar e conduzir o ensino de modo a estimular também autonomia intelectual e iniciativa de buscar fontes de informações.
A mudança na estrutura da aula implica necessariamente na mudança do perfil do professor, pois, ele não é mais o centro e a fonte do saber e o mediador que aproveita o conhecimento trazido pelos alunos e o relaciona com as teorias propostas por ele.
Assim a dinâmica da sala de aula no ensino superior deve se aproximar ao máximo de um grupo de trabalho onde todos participam ativamente com funções e tarefas diferentes.
Com relação às aulas de disciplinas específicas na formação profissional deve-se fazer ajustes nas diversas áreas do conhecimento para que essas possam atender às necessidades do curso, nunca devem ser ministradas independentemente das diretrizes curriculares que norteiam os cursos.
Hoje o conhecimento ultrapassa os limites estanques das disciplinas, e faz surgir discussões sobre multi e interdisciplinaridade juntamente com o uso cada vez maior da informática.
Além dos aspectos citados, vale ressaltar que a prática profissional deve ser desenvolvida em interação com ambientes reais de profissionalização, para facilitar a aplicação da teoria estudada na rotina diária de trabalho.