Pedagogia
Após a leitura, é bacana ver os alunos interagirem com a história em diferentes linguagens – desenho, música, depoimentos, quadrinhos, poemas. Tudo sem nenhuma intenção didática, mas, pura e simplesmente, pelo prazer de poder expressar o que sente e pensa livremente. O jardim de infância, ou escola maternal apresenta uma contribuição notável para a educação da criança é a partir desse primeiro contato com cadeira, lápis e papel, livros e cadernos que eles aprendem a usar suas mãos, os olhos, os ouvidos, a sua voz, e cabe a professora estimular a inteligência a desenvolver a imaginação e a socialização. Hoje, ninguém mais duvida que, quanto mais cedo a leitura for introduzida melhor, pois isso faz com que eles aumentem o vocabulário e passem a se expressar com mais desenvoltura.
ATIVIDADE PROPOSTA
RODA DE LEITURA
Em nosso tema resolvemos discutir as questões étnicas raciais , uma vez que elas passam a considerar as diferenças e como a escola deve divulgar o lado positivo da história negra.
O Objetivo geral foi levar ao aluno a valorização do ser humano, ajudando-os na reflexão, quanto as semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
Usamos recurso do Livro “Uma amizade colorida” de Fatima de Assis Colares, onde os personagens Kairu e Bianco protagonizam um conto contra os preconceitos raciais. , papel, cola, pincel, jornais , revistas, tesouras
Organizamos uma roda de conversa para iniciar a ler o livro;
- Falamos sobre a autora da história, como uma escritora que gosta de escrever, principalmente para criança;
- Durante a leitura ocultamos as gravuras para instigar a curiosidade nas crianças;
- Depois mostramos a capa do livro para as crianças, fazendo questionamento sobre a ilustração.
Lemos a história,