pedagogia
A pedagogia realista é fortemente influenciada pelo empirismo de Francis Bacon e pelo racionalismo de Descartes. Também sofre a influência do movimento científico da época, liderado por Galileu e Kepler, sem mencionar a profunda revolução causada pela teoria heliocêntrica elaborada por Nicolau Copérnico, ainda no século XVI.
A pedagogia realista, que tem Ratke, Comenius e Locke como principais expoentes, busca substituir o conhecimento verbalista anterior pelo conhecimento das coisas. Para tanto, procura criar uma nova didática. Segue reafirmando com mais ênfase ainda a individualidade do educando e, na ordem social e moral, advoga o princípio da tolerância, do respeito à personalidade e de fraternidade entre os homens.
a pedagogia realista busca sempre substituir o conhecimento verbalista anterior peloconhecimento das coisas, mais que também ela sempre procurou criar uma nova didática. A autora Maria Lucia de Arruda Aranha segue reafirmando com mais ênfase ainda no capitulo 7, a individualidade doeducando na ordem social e moral, advoga o principio da tolerância, do respeito, da personalidade e a fraternidade entre os homens. Assim esta resenha que esta divida em duas partes vem discutir anecessidade de analisar e refletir a importância que essa pedagogia realista obteve no século XVII e ainda continua forte na formação atual do nosso dia a dia.
Na primeira parte do capitulo século do métodoa autora revela algumas afirmações da história no contexto histórico onde no 1º tópico a burguesia se fortalece ela diz que o crescimento das manufaturas alterou as formas de trabalho e com isso oartesão de produção domestica perdeu seus instrumentos de trabalho para os capitalistas e reunidos nos galpões onde nasceram às futuras fabricas, passaram a receber salários. Já no tópico seguinteliberalismo