Pedagogia
O Behaviorismo foi inaugurado com o artigo de Watson em 1913, psicólogo norte-americano nascido em 1878, iniciador do Behaviorismo, Watson foi professor de psicologia experimental.
O comportamento humano apresentado por meio de estímulos e respostas.
Podemos dizer que Behaviorismo é uma filosofia da ciência de seu comportamento estudando a fundo e saber que somos influenciados pelo outro e pelo ambiente, eu sou estimulado pelo outro.
No Behaviorismo as visões são diferentes tendo na área da Psicologia o comportamento como objeto de estudo e essas experiências da ciência poderiam ser reproduzidas em laboratório em diferentes condições e em diferentes sujeitos.
Skinner surge com nova proposta para o Behaviorismo denominando o Behaviorismo radical seguindo sua experiência com ratos e pombos.
O fundador do Behaviorismo foi John B. Watson com suas diferentes denominações mas quem deu continuidade dessa teoria no Behaviorismo foi Skinner (1904-199).
As denominações no Behaviorismo eram usadas na teoria como:
Comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento.
O objetivo da Psicologia para o Behaviorismo é o comportamento e suas características é um objeto observável, mensurável, os experimentos podendo ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
Os principais conceitos no Behaviorismo era o reforço Positivo/Negativo.
Comportamento Respondente: Comportamento reflexo em que resposta é imediatamente após a apresentação de estímulo.
Estímulo Discriminativo: É a ocasião em que uma determinada resposta e não outra é incerto seguido de um evento reforçador.
Condicionamento Operante: É controlado por suas conseqüências pelos estímulos que segue as respostas.
Reforço: Fator que torna provável o aumento de freqüência de uma resposta, podendo ser Positivo ou Negativo.
Positivo: É uma operação em que um evento produzido por uma resposta aumenta a probabilidade de esta resposta ocorrer