pedagogia
Michelangelo
Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (1475-1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto. Suas esculturas estão entre as mais célebres da arte do ocidente: Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Médici, Moisés.
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino. Foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Para a posteridade, Michelangelo permanece entre os poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
Michelangelo, igualmente importante como pintor e arquiteto, foi sobre tudo magnífico escultor. Veja algumas de suas esculturas.
Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ) ou Michelangelo foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Médici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Da vide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Médici, para quem realizou várias obras. Depois se fixou em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o