pedagogia
CURSO DE PEDAGOGIA
JOICE PIMENTEL DE FREITAS
IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
Porto velho
2014
JOICE PIMENTEL DE FREITAS
IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
Trabalho apresentado ao curso de pedagogia 1º semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná disciplina metodologia cientifica comunicação e linguagem, Fund do processo educativo no cont. Historia filosofico, Seminário Interdiciplinar 1 Prof. Melisa Klaus,Juliana Fogaça/Okçana Battini/Marcia Bastos,Bernadete Strang,Edilene
Porto velho
2014
IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
1 INTRODUÇÃO
Segundo Paulo Freire a questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos é a temática central em torno de que gira este texto. Temática a que se incorpora a análise de saberes fundamentais àquela prática e aos quais espera que o leitor crítico acrescente alguns que me tenham escapado ou cuja importância não tenha percebido.
A partir das considerações do Prof. Antônio Nóvoa (1995), podemos afirmar que a identidade do pedagogo está atrelada a do processo de constituição da profissão docente e assim como ao processo de instalação da escola pública no Brasil, e ao processo de produção de uma profissão, a docência, entendida atualmente como a base da formação profissional do pedagogo:
2 O que é a pedagogia?
Importa considerar, ainda, a evolução das trajetórias de profissionalização no magistério da Educação Básica onde, durante muitos anos, a maior parte dos que pretendiam graduar-se em Pedagogia eram professores primários, com alguma ou muita experiência em sala de aula. Assim, os professores das escolas normais, bem como boa parte dos primeiros supervisores, orientadores e administradores escolares haviam aprendido, na vivência do dia a dia como docentes, sobre