Pedagogia
Naiara Veiga de Oliveira
Segundo ano do ensino médio
Resumo
As diferenças étnicas estão presentes em no dia-a-dia das pessoas. Seja na rua, seja na comunidade ou na televisão, os conflitos gerados pela diferença cultural são enormes e um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Algo deixado pelos nossos ancestrais, um passado que vem sendo refletido no presente. Os problemas causados pela intolerância e ignorância das pessoas já deixou grandes e irreversíveis marcas no mundo todo, e mesmo depois de tanto tempo, os mesmos erros são cometidos e ainda se vê na atualidade os mais diferentes tipos de preconceito e discriminação. É por isso que milhões de judeus morreram durante a Segunda Guerra Mundial, por ela o Oriente médio não consegue ter paz, por isso a África vive dividida e em guerra e por isso que a grande maioria dos conflitos armados do mundo aconteceram e ainda acontecem.
Palavras-chaves: Diferenças, conflitos, etnia, respeito.
Quatro Barras, 2014
Diferenças e conflitos étnicos
Tem-se por etnia um grupo biológico e culturalmente homogêneo. A palavra deriva do grego ethnos que significa povo, um povo que tem os mesmo ethnos, costumes, língua, raça, religião. Vale lembrar que etnia não é sinônimo de raça.
“Etnia: População ou grupo social que apresenta homogeneidade cultural, compartilhando história e origem comuns.” (MINI AURÉLIO, 2008, p. 383).
O termo surgiu provavelmente em Israel no período retratado no Antigo Testamento da Bíblia, onde judeus utilizaram-se da palavra da palavra ethnos para se referir aos não judeus. Ou no período retratado pelo Novo Testamento, após a morte e ressurreição de Cristo onde a palavra ethnos foi usada para descrever os não-evangélicos, sendo eles excluídos por não pertencerem ao grupo evangélico o que atualmente seriam os Cristãos e os não-cristãos, na bíblia atual temos a palavra ethnos traduzida em nações e povos. “Ide, portanto, fazei