Pedagogia
Carga horária: 20 horas
Responsável em aplicar o Projeto: Marcia Rejane Cavalcante de Lima (diretora)
Temática: Violência na Escola
Introdução:
No decorrer do curso entramos em contato com várias formas de fazer pedagogia, porém é na atuação na escola que encontramos a difícil tarefa de definir e esclarecer de que forma o profissional deverá atuar sem perder o foco e a característica da profissão.
O Estágio na escola vem como subsidio para um maior entendimento e contato com a realidade dessa atuação, diante da evolução da educação é possível verificar o quanto essa área profissional vem passando por transformações, desde os questionamentos referentes ao “porque o aluno não aprende?” até a indagação do lugar ocupado pela escola no contexto ensino/aprendizado o ensino vem se fazendo algo atualizado e que visa garantir a qualidade da educação.
Dentro do papel do profissional escolar, desde a introdução da psicóloga até o marco da discussão desse papel promovido por Maria Helena Souza Pato, é possível encontrar as sobreposições de duas vertentes que mesmo divergentes convivem em uma aparentemente harmonia na área escolar (o aluno-problema e as relações existentes no processo de educação). Dentro das concepções do verdadeiro papel do educador escolar é comum encontrar a do aluno-problema, onde as demandas vão ser sempre referentes ao mau comportamento, a dificuldade do aluno em aprender e as dificuldades referentes ao relacionamento social. Neste contexto o profissional passa a ser visto como o adaptador de alunos, aquele que deverá corrigir erros de comportamentos, de relações e até de aprendizado é frente a isso que o educador se ver desassistido, uma vez que toda a carga está relacionada ao seu modo de trabalhar.
Pensar em um projeto que possa trabalhar uma dessas demandas trazida pela sociedade pode trazer para o profissional de educação um apoio maior e um trabalho mais cooperativo.