pedagogia
PÓLO DE CHUPINGUAIA
Alessandra Gonçalves Aguiar
Edivan Oliveira Sidou
Geny Rodrigues De Souza Silva
Maria Beatriz Zahn De Araújo
Poliana Lins Garcês
FILME: O NOME DA ROSA - 1986 (DUBLADO)
ATIVIDADES AVALIATIVAS
CHUPINGUAIA/RO
OUTUBRO DE 2013
ATIVIDADES AVALIATIVAS
Assista ao filme "O nome da Rosa” e responda o seguinte questionário:
a) Como William (personagem central do filme) descobriu a morte dos monges? Através das observações feitas nas cenas dos crimes e no levantamento de informações sobre a rotina das vítimas naquele monastério, tentando achar características em comum entre as mortes.
b) Qual foi o método que ele utilizou? O método indutivo, onde o personagem principal resolveu o problema partindo de um particular (a primeira morte) para um geral (todas as mortes). Onde ele utilizou os seguintes elementos básicos: Observação das cenas dos crimes, Formulação de Hipóteses diante as provas encontradas, a Experimentação quando ele testa a validade das hipóteses a partir das tentativas de entrar na biblioteca em busca do livro e por último, a Formulação da generalização de todas as mortes.
c) Quais foram os argumentos que ele utilizou para demonstrar que as mortes não eram produto do "demônio"? Que o pedaço de pergaminho que continha escritas em grego por Venâncio eram anotações de um livro que ele estava lendo pouco antes de morrer. Observou a mudança na caligrafia, que indicava que ele estava morrendo.Com isso pode concluir que havia também uma mancha de tinta azul, mas uma mancha singular, matizada pelo melhor estudioso, irmão Adelmo, o que teve o pergaminho antes de Venâncio. Pode deduzir isso porque as notas se sobre punham sob a mancha azul de Adelmo e não o contrário. Percebeu também que alguém tinha feito um grande esforço para ocultar um segredo de primeira grandeza. A caligrafia era sem dúvida de um canhoto. O único canhoto do