Pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONsiderações finais 9
1 INTRODUÇÃO
Para desenvolver a capacidade investigativa de futuros pedagogos escolhemos para conhecer o ambiente educativo da Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha, situada a Avenida Ema, Qd 46 Oeste, centro, Chapadão do Céu, Goiás. Cujo ambiente escolar é um espaço público no qual grande parte das crianças e jovens do município passam seu tempo, e é um dos lugares que permitem exercitar o convívio social, então a estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve e como é a educação escolar oferecida aos educandos. Pois entendemos que o trabalho educativo não se limita à sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se faz. Um ambiente escolar de qualidade não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
Neste trabalho, mostramos o resultado da visita de observação do ambiente escolar da escola citada e da entrevista com a coordenadora da 1ª fase: professora Erinéia Vieira, habilitada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Dessa visita entendemos que o espaço escolar precisa ser visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que está cheio de significados e marcas que comunicam e educam e o modo como é organizado têm um importante papel pedagógico e é um elemento significativo do currículo.
2 DESENVOLVIMENTO
HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL DONA AMÉLIA GARCIA CUNHA
Amélia Garcia Cunha nasceu em 13/05/1902, na fazenda Formoso, numa