PEDAGOGIA
No filme “Tempos Modernos” é visível a exploração a que o vagabundo ( Chaplin) é sujeito, tanto em ritmo e tempo exigido para a produção de objetos, como no efeito pscologico a que é o sujeito.
O filme conta a historia de um operário empregado de uma grande fábrica.Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos.De tanto apertar parafusos, como botões de uma blusa, por exemplo.Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital.
Para Marx,mo único bem que o trabalhador possui devido a não ser proprietário de meios de produção é a sua força de trabalho, a sua capacidade de trabalhar, sendo por isso que o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho ao capital.No capitalismo o trabalhador entrega sua capacidade de trabalhar por um tempo determinado através de um contrato de trabalho.
Em Tempos Modernos, Carlitos na condição de operário, é o auge do predomínio padrão, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por por um trabalho rotineiro e aliendo.Na condição de operário ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção em massa, exploração do trabalho, mas também de greve e de organização sindical.
Chama a atenção no filme é o predomínio completo do trabalho abstrato, sobre o trabalho concreto, ou seja, não importa a forma como esta sendo produzido ou que esta sendo produzido, importa que se está criando valor.
Ao final do Filme Carlitos da as costa para a produção em massa, para as gigantescas máquinas que desempregam trabalhadores, para o trabalho alienado.
Era o Sinal dos Tempos.Os Tais Tempos Modernos.