pedagogia
O P.P.P. pode ser entendido como possibilidade de tornar realidade o desejo de muitos profissionais, pois ele é estruturado seguindo uma intencionalidade, diversos objetivos e metas tratadas de forma coletiva.
Projeto Político Pedagógico pode ser considerado uma tomada de posição diante da realidade natural, social e humana. Implica em um processo avaliativo em relação ao trabalho já desenvolvido; sempre se põe a favor ou contra algo existente.
O projeto jamais toma forma definitiva, acabada, pois está inserido em um contexto de constante transformação. É a oportunidade do ser humano se lançar na direção do futuro e de suas possibilidades. O Projeto Político da escola é tarefa dela mesma, processo nunca concluído que se constrói e se orienta com intencionalidade explícita.
Veiga (2001) afirma ser o P.P.P. eixo ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo. Porém a autora ressalta que os inúmeros procedimentos burocráticos dos quais a escola têm se incumbido transformando-se em mera instância executiva de planos e programas, ações instrumentais, preenchimento de formulários, relatórios, inviabiliza uma reflexão mais atenta sobre o trabalho pedagógico, separando o pensar do fazer. Assim a escola continua atuando como espaço de legitimação de políticas e desenvolvimento de uma educação funcionalista e adaptativa.
Segundo Veiga(2003), a concepção de P.P.P. passa a ser fundamental quando se pensa a educação numa perspectiva emancipatória. Para Veiga (2001), a escola é