pedagogia
1 O 6
2 DESENVOLVIMENTo 8
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 16 ANEXOS 17
INTRODUÇÃA caracterização de resíduos sólidos em escola requer ampl o processo de sensibilização junto à comunidade escolar, principalmente junto aos funcionários. A partic ipação dos funcionários é primordial, uma vez que são eles os responsáveis pela destin ação dos resíduos, que quase sempre acontece de maneira inadequada.
A metodologia para caracterização dos resíduos sólidos compreende co leta, acondicionamento, pesagem e separação. Durante três semanas e em dias alternados os resíduos são coletados e pesados. Por exemplo: na primeira semana o lixo é coletado no final da segunda-fe ira; na segunda semana na quarta-feira e na terceira na sexta-feira. A cada dia, o li xo é pesado em sua totalidade e depois separado de acordo com sua classificação: papel, plástico, metal, matéria orgânica e outros e pesado mais uma vez porém, selecionado.
Na escola os resultados devem ser utilizados como f onte de pesquisa e de construção de conhecimento no processo ensino-aprendizagem nas várias disciplinas do currí culo escolar.
Após a caracterização dos resíduos sólidos e posterior processo de divulgação são apontadas de forma participativa soluções para a proble mática dos resíduos só lidos na escola.
Em umas das escolas trab alhadas, pelo fato do processo de se nsibilização ser constante desde 1998 a comunidade escolar já aporta como solução a implantação da coleta seletiva. Os resíduos que serão selecionados nesta escola terão como destino oficina de reciclagem de papel e compostagem. O composto orgânico será utilizado na horta e no jardim da escola. O resíduo orgânico e o papel foram aqueles encontrados em maior quantid ade durante a caracterização. Na realidade, a implantação e