pedagogia
1 o professor deve procurar priorizar e incentivar as relações entre seu pares, criança e adulto criança e objeto. Oferecer um ambiente educativo acolhedor e desafiador, organização do trabalho pedagógico, através das atividades lúdicas, com ênfase nos jogos e brincadeiras, tendo possibilidade de brincar como uma forma privilegiada de aprender e expressar conhecimentos que lhe permite construir e reconstruir valores para que possa garantir o cumprimento dos objetivos da educação infantil contribuindo, para a formação do cidadão crítico e reflexivo.
Espaço pedagógico (ACQA)
2- progressão continuada: vincula-se a uma política neoliberal, que tem como plano de fundo a perspectiva econômica de liberar fluxos e enxugar custos, além de acreditar na utopia de uma escola que consiga ensinar tudo a todos dentro de um sistema capitalista, desigual e excludente, expressando, assim uma visão de mundo liberal.
Sistema de ciclos: vincula-se a uma política progressista sobre a educação, com a utopia de superar a ótica de política neoliberal, com a preocupação de desenvolver, de fato a inclusão, realizando experiências socialmente significativas, e proporcionando, assim, o desenvolvimento crítico e social do aluno.
Na concepção do autor, a progressão continuada e os ciclos de formação revelam concepção de educação distintas que estão orientadas por visões de mundo diferente entre os políticos conservadores e liberais de um lado e progressistas de outro. Espaço pedagógico e instituição escolar (ACQA) Considerando as transformações sociais e, consequentemente, as da escola, o educador precisa compreender que, Mediador do processo ensino-aprendizagem presencial e não presencial, profissional com disponibilidade interna para buscar a formação continuada e adequar-se às necessidades contemporâneas, e educador disponível para aprender a aprender.