pedagogia
De Homem:Homem critico,formador de opiniões, capaz de lidar consigo, com o próximo e com o seu meio de forma digna e edificante. Ao educando é necessário compreender e refletir sobre o mundo e suas adversidades. Um Homem, capaz de transformar sua realidade através do trabalho produzindo continuamente sua própria existência. Homem, como ser social, rico na capacidade de adaptar a natureza a si sem destruí-la, pois fazendo parte dela deve preservá-la, garantindo assim seu próprio sustento e desenvolvimento.
Homem como idealizador, empreendedor, sem medos que o impeçam de crescer.
De Sociedade: Sociedade desafiadora, instigante, com mecanismos complicados que o homem precisa compreender para poder fazer parte dela sem se sentir marginalizado ou excluído. Uma exclusão que se dá não somente pela classe social mas sim pela ignorância de como funciona esses mecanismos sociais a nível histórico, cultural, econômico, administrativo, etc. Para isso propõe-se a construção do conhecimento e sua sistematização viabilizando o acesso aos instrumentos de produção cultural, técnica, cientifica e política, que ofereçam ao aluno consciência critica para conviver e preservar a socialização das novas gerações, num clima de paz e harmonia .
De educação: Concebemos a Educação enquanto processo contínuo, ininterrupto e o processo de ensino-aprendizagem como construção de conhecimentos, através de interação. Acreditamos que através do dialogo , do confronto de idéias, da troca de experiências e saberes ( dos professores, dos alunos, dos livros, da vida) que expandimos nossa consciência até os limites mais complexos da capacidade humana. A educação deve ser libertadora onde os educandos são sujeitos