Pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação da professora-tutora a distância RESEMEIRE FARIAS.
Adriana Alves de Souza RA 396535 adrialves25@hotmail.com
Silvia Aparecida Piccelli RA 377701 silviapiccelli@hotmail.com
Thais Ferreira RA 396116 thais.pedagogia@outlook.com
Vanda Alves de Almeida RA 448056 vandalvesmeida@yahoo.com.br
Americana/SP
Novembro/2013
Introdução:
Neste trabalho apresentaremos um desafio importante para nós acadêmicos em pedagogia – futuros professores- para que possamos utilizar este conteúdo, tornando-os aptos a executá-los quando solicitados na atuação docente, ao mesmo tempo em que conscientizam da importância da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto com apoio e revisão. Apresentaremos através das etapas, definições entre estar alfabetizado é... e o que significa estar alfabetizado, com suas diferenciações entre estar letrado. Também falaremos de gêneros textuais, da leitura de textos, e a sua importância na sala de aula, e que deve ser apresentada a criança desde cedo, pois mesmo não sabendo a ler e escrever convencionalmente podem possibilitar avanços na sua alfabetização. Enquanto os alunos escutam leituras de contos, histórias, poemas, etc. iniciam-se como “leitores” de textos literários e futuros produtores de textos. E também falaremos que alguns aspectos que determinam condições ideais para a aprendizagem propostos por Teberoski e Cardoso.
“Ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que acaba-se obscurecendo a linguagem escrita como tal.” (Vygotsky)