pedagogia
O compromisso político que se requer do educador e da escola está diretamente relacionado a uma postura que não se atenha apenas aos limites da sala de aula, mas que extrapole para além dos seus muros, contemplando as construções sociais que diretamente associadas às relações de poder e exclusão orientam, tanto os diferentes modos de pensar e agir dos alunos, quanto a própria prática docente. (GUSMÃO, 2003)
Alguns pontos da etnografia e do método etnográfico que são relevantes na prática pedagógica escolar são: o dialogo, a transformação da escola em um espaço multicultural, e o rompimento do universalismo.
Estes fatores são importantes primeiro para que o professor desenvolva uma pratica de dialogo conhecendo a fundo o eu, isto é criando na criança a capacidade do autoconhecimento e também de ver o outro como diferente, porém não com olhar de desigual. E que o dialogo pode romper barreiras até mesmo na diferença de línguas, pois quando se faz o contato com as crianças elas criam a facilidade de compreensão e entendimento se tornando mais próximas do pesquisador/professor.
No multiculturalismo deve se observar fazendo uso do método etnográfico que deve haver a desconstrução de uma sociedade padronizada e sim levar em conta o multiculturalismo, deve se perceber o racismo e o preconceito que esta por de traz de alguns métodos e conceitos que são usados na escola e em outros ambientes. E é só